Pop

Pop music é um género musical voltado para a comercialização, sendo geralmente destinado a um público juvenil, com refrões repetitivos, que ficam facilmente na nossa cabeça.
O termo "canção pop" foi usado em 1926, no sentido de uma obra musical com um apelo "popular".
Segundo o "Grove Music Online", a designação música pop, foi criada no Reino Unido nos anos 50, como uma descrição para o rock 'n' roll e outros estilos juvenis.
A partir de 1967, o termo foi crescentemente usado em oposição ao do Rock, uma divisão que gerou um significado geral às duas expressões. Enquanto o rock desejava a autenticidade e uma expansão das possibilidades da música popular, o pop era mais comercial, efêmero e acessível.
O pop recebeu influências de diversos géneros musicais como: balada, evangélica, soul, country, jazz, rock, clássica, dance music, electrónica, rap e hip hop.
Nos anos 70, Michael Jackson lançou o seu primeiro álbum, mas foi com o estrondoso "Thriller" que a música pop viveu uma revolução.
Michael fazia um pop dançante, com letras fortes e melodiosas, vocais diferenciados, especiais,  coreografias elaboradíssimas e passos específicos como o moonwalk. Foi sem dúvida, com Michael, que a música pop ganhou outros contornos. Isso tudo fez dele: o rei da pop.
Imagens de marca como a sua luva e o seu chapéu, foram copiadas por tantos outros músicos, que foram despontando nos anos 90.
                                            

Madonna entra na cena musical nos anos 80. Com hits como Like a Virgin & La Isla Bonita, causou um novo "zum zum zum" no mundo do pop, tornando-se numa fonte de inspiração para cantoras como: Britney Spears, Christina Aguilera e Lady Gaga.
O estilo provocador e sensual de Madonna foi alvo de críticas, mas isso não a impediu de se tornar na rainha da Pop.

Outro grande nome do pop music é Cher. Com uma voz potente de extensão contralto e hits como: Believe, Cher é considerada a Deusa do pop.


A década de 90 foi marcada pelo surgimento de uma série de
boys bands como: os Backstreet Boys e os 'N Sync.

















Havia a necessidade duma imagem adolescente feminina, que foi encontrada em Britney Spears.
Britney iniciou a sua carreira com uma imagem inocente, de menininha, estilo Lolita com o single ...Baby One More Time lançado em 1998.


Em 2001, Britney adoptou um visual sexy e explorou ainda mais os seus dotes de dançarina.

Para além das suas coreografias, Spears fortemente influenciada pelo rei da pop, fazia uso do chapéu e era considerada uma referência de moda, com suas calças cintura baixa e barriguinha de fora.

Britney revolucionou a música pop dos anos 2000, com sucessos como: Oops!...I did it again, I'm a slave 4 U, Overprotected, Boys e muitos outros. Todas as adolescentes queriam ser como ela.

Devido ao seu grande impacto, recebeu o título de princesa do pop e foi a celebridade mais nova a ter uma estrela na calçada da fama.






Em 2002, Justin Timberlake, igualmente influenciado por Michael Jackson, inicia a sua carreira a solo com o álbum: Justified, tendo sido considerado o príncipe da pop.









Outros grandes nomes da música pop são: Janet Jackson e Christina Aguilera.


Atualmente, o pop é praticamente inseparável da electrónica. Quase todas a músicas pop, têm uma componente forte de electrónica.

A família do pop conta com cada vez mais membros: Nelly Furtado, The Pussycat Dolls, Lady Gaga, Jennifer Lopez, Hilary Duff, Justin Bieber, Selena Gomez, Miley Cyrus, Carly Rae Jepsen, One Direction, sem esquecer os nomes do subgénero pop/rock: Shakira, Avril Lavigne, Kelly Clarkson, P!nk, Katy Perry, Demi Lovato, Lindsay Lohan, Maroon 5, Train, entre outros.

Sem comentários:

Enviar um comentário